segunda-feira, 26 de abril de 2021

A ALMA E O ESPÍRITO

 

Queridos leitores, procuro nesta postagem um meio de ajudar a quem tem  dúvida sobre a diferença entre Alma e Espírito.  Busquei na melhor fonte de ensinamentos espíritas,  que é a Codificação Kardequiana, livros estes ditados a Allan Kardec, por diversos Espíritos Superiores.   E também encontrei no dicionário escrito por A. Merci Spada Borges intitulado "Doutrina Espírita no Tempo e Espaço - 800 verbetes especializados", uma explicação mais clara dessas duas palavras - Alma e Espírito - lembrando que esta obra é um pequeno dicionário da filosofia espírita.

Espero ser útil no esclarecimento desta dúvida.

Até a próxima postagem.

Loraine


                               A  Alma e o  Espírito

Segundo o Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, na introdução VI, ele escreve:   "Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro  material perecível, cuja destruição pela morte lhes restitui a liberdade."      "A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório."
No livro de A. Merci Spada Borges, intitulado "Doutrina Espírita no Tempo e no Espaço - 800 Verbetes Especializados" é um dicionário específico para os termos, ou palavras, muito usadas dentro do ensino do Espiritismo.  Neste, seguindo os preceitos de Kardec, a autora escreve: 

"A  ALMA, ser imaterial e individual que reside em nós e sobrevivi ao corpo, ou seja, é o espírito enquanto encarnado, pois se liga ao envoltório carnal pelo perispírito (laço que prende a alma ao corpo). Criada por Deus, assim como todas as coisas, ela é o ser inteligente; nela está a sede de todas as percepções e de todas as sensações; ela sente e pensa por si mesma; é individual, distinta, perfectível, preexistente e sobrevivente ao corpo. "
"O corpo é o invólucro material da alma: é o instrumento de suas relações com o mundo visível.  Durante essa união com ele, a alma percebe por meio dos sentidos, transmite o pensamento por meio do cérebro.  Separada do corpo percebe diretamente e pensa livremente (...). Para ela há dois estados: o de encarnação ou constrangimento e o desencarnação ou liberdade.  Por outras palavras: o da vida corporal e o da vida espiritual."

"As palavras alma e espírito, posto que sinônimas e empregadas indiferentemente, não exprimem exatamente a mesma ideia. A alma é, bem dizer, o princípio inteligente, imperceptível e indefinido como o pensamento. No estado dos nossos conhecimentos não podemos concebê-lo isolado da matéria de maneira absoluta. Posto formado
de matéria sutil, o perispírito dele faz um ser limitado, definido e circunscrito à sua individualidade espiritual. De onde  se pode formular esta proposição: a união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o Homem; a alma e o perispírito, separados do corpo, constituem o ser chamado Espírito."

" Nas manifestações nã é pois, a alma que se apresenta só; está sempre revestida de seu envoltório fluídico; esse envoltório é o necessário intermediário, através do qual ela age sobre a matéria compacta. Nas aparições não é a alma que se vê, mas o perispírito; do mesmo modo que, quando se vê um homem, modo que, quando se vê-se o seu corpo, mas não o pensamento, a força, o princípio que o faz agir.  Em resumo, a alma é o ser simples, primitivo; o espírito é o ser duplo; o homem é o ser triplo. (RE: 1864, maio 138, 139)."

"Existência de Deus e da alma, consequência uma da outra, constitui a base de todo edifício do Espiritismo.  (LM:I,4).   Ao contrário do que acontece com o corpo físico, os tecidos da alma não sofrem a desagregação nem pelo fogo nem pelo frio. (LE: q.257)."

"A alma não está aprisionada no corpo como o pássaro em uma gaiola.  Ela irradia e se manifesta ao seu redor como a luz através de um globo de vidro ou como o som em torno de um centro sonoro;  nesse sentido, se pode dizer que ela é exterior, mas não é por isso o envoltório do corpo.  A alma tem dois envoltórios: um sutil e leve, que é o primeiro e que tu chamas perispírito; outro grosseiro, material e pesado, que é o corpo.  A alma é o centro desses envoltórios, como o gérmen em um núcleo; nós já vos dissemos." (LE: q. 141) 

"OS ESPÍRITOS são individualidades inteligentes, incorpóreas, que povoam o universo, criadas por Deus, independentes de matéria" (EE:3).

Assim define Allan Kardec (LM:IV< item 49):  " São as almas dos que viveram na Terra ou em outros mundos, desprovidas do seu envoltório corporal."

"Há espíritos de todos os graus de bondade e malícia; de saber e de ignorância.   Ao reencarnar, o espírito reveste-se temporariamente da vestimenta carnal e, ao desencarnar, sobrevive à morte do corpo.  Desligado desse envoltório, pode ser percebido pela visão, audição e tato, quando em condições propiciais.  É envolto por uma substância vaporosa, semi-material, denominada perispírito.  Este se torna cada vez mais sutil (ou vaporoso) à medida que ascende a escala evolutiva.  É através dessa vestimenta sutil que se liga ao corpo físico."

"Por um ato de sua vontade, o espírito pode atuar sobre as moléculas do perispírito tornando-o mais denso e, dessa forma, perceptível aos sentidos do homem.  Cada individualidade apresenta grau diferente de evolução." 

"Em suas múltiplas existências no corpo, progride mais ou menos lentamente de acordo com seu livre-arbítrio.  Assim sendo, é de sua vontade eleger como sistema de vida o bem e o mal, acelerando ou retardando o seu progresso, sem,  contudo,  retroceder."

"Em relação às aquisições morais e intelectuais, o espírito não retrocede; no entanto, em termos de posição  social, ele pode regredir.  Sua inteligência pode ser velada com a finalidade de cumprir missōes, provas ou expiações.  Assim, um espírito que viveu em ambiente de abastança, de riqueza, de progresso, pode renascer em ambiente onde as dificuldades impostas pelo meio e pelas condições econômicas o impeçam de estudar ou de seguir uma profissão vantajosa; todavia jamais impedirá de evoluir moralmente."

"Os espíritos atuam na obra divina como cooperadores, do que resulta a própria evolução e aperfeiçoamento intérmino."(LM-IV)

" Ser feliz ou infeliz é um estado resultante do seu modo de vida, estruturada no bem ou no mal."

"O espírito é um dos três elementos constitutivos do ser humano (espírito, perispírito e corpo)."

"O espírito é o elemento principal dessa união, pois é o ser pensante e que sobrevive à morte. Exercem influência constante sobre o mundo moral e fisico, sobre a matéria e o pensamento, e constituem uma das forças da natureza.   Trazem em si mesmos a faculdade de todas as percepções; na vida corpórea, são limitados pela grosseria de seus órgãos, contudo na vida extra-corpórea o são cada vez menos, à medida que se torna menos compacto o envoltório semi-material". (LE: q.257)

" Todos os espíritos, em todas as circunstâncias, podem manifestar-se aos homens, e o número dos que podem comunicar-se é indefinido."(LM:IV,49).

"A comunicação entre espíritos e homens se efetua por intermédio de médiuns, que lhe servem de instrumentos e intérpretes."(Idem)

"Allan Kardec esclarece ser desconhecido a natureza íntima da alma ou espírito: Quando se diz que ela é imaterial, devemos entendê-lo no sentido relativo e não  absoluto, porque a imaterialidade absoluta seria o nada.  Ora a alma ou espírito é alguma coisa.  O que se quer dizer, portanto, é que sua essência é de tal maneira superior que não apresenta nenhuma analogia com o que chamamos matéria e que, por isso, ela é, para nós, imaterial." (LE: q. 23 e 82 e LM: IV,49).

" As pesquisas realizadas pelo cientista Willian Crooks, no campo dos fenômenos de materialização, muito contribuíram para provar cientificamente a existência do espírito, bem como a conservação de sua individualidade. "

"O termo espírita tem sido empregado em dois sentidos distintos e, dessa forma, muitas vezes é entendido um pelo outro. Quando Kardec  o define como princípio inteligente do universo, trata-se do elemento inteligente, a própria essência do ser, sem incluir a vestimenta perispiritual.  É a esse elemento que se refere a questão número 23 de O Livro dos Espírito?  R.: O princípio inteligente do universo."

" Qual a natureza íntima do espírito?
R.:   O espírito, com a linguagem humana, não é fácil de ser analisado, porque o espírito não é palpável, para vós ele não é nada, mas para nós ele é alguma coisa."  

"Sabeis bem: o nada é coisa nenhuma e o nada não existe."(LE: q. 23 a 28).

"Em outro sentido, o vocábulo espírito conceitua os seres desligados da matéria física que povoam o mundo espiritual, são individualidades que se identificam por nomes, assim como os encarnados.   Neste caso, são revestidos pelo perispírito (LE: q.76).   Que definição se pode dar dos espíritos?  R.:  Pode-se dizer que os espíritos são os seres inteligentes da Criação que habitam, ou povoam o universo fora do mundo material."

"Não se concebe o espírito sem a sua vestimenta perispiritual, pelo menos para o entendimento restrito dos encarnados na Terra.  No entanto, a distinção se faz com a finalidade de estudo.    Para evitar confusões, Kardec acrescentou à questão citada a seguinte nota:  O vocábulo espírito é empregado aqui para designar as individualidades dos seres extra-corpóreos, e não mais o elemento inteligente universal."

" A questão 226 do LE., ao tratar dos espíritos na erraticidade (ou seja, espíritos que ainda têm necessidade de reencarnarem) recebe de Allan Kardec a seguinte nota:  Com relação às qualidades íntimas, os espíritos são de diferentes ordens ou graus que percorrem sucessivamente à medida que se depuram.  Quanto ao estado, eles podem ser:  encarnados, quer dizer, unidos a um corpo; errante, isto é livres do corpo material e esperando uma nova reencarnação para se melhorarem; espíritos puros, perfeitos, não tendo mais necessidade de reencarnar."

" Os espíritos não têm sexo, sendo essa característica inerente ao corpo material que lhes propicia a oportunidade de adentrar as portas abençoadas da reencarnação.   Assim, podem reencarnar como homem ou como mulher, dependendo de suas necessidades evolutivas.  Entre eles há amor e simpatia baseados na identidade de sentimentos. (LE: q. 200).








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